quinta-feira, 12 de junho de 2008

Esperando Godot


( A internet aqui na casa do meu irmão em Recife, é meio complicada, por isso, mais uma vez publico o texto numa data posterior a que foi escrito-11/06)





Inútil. É como me veêm.
Incompetente. É como me sinto.
Cidadania. Disseram-me que é disso que preciso.

Ontem tive uma crise nervosa daquelas. Desde os piores tempos, não tinha uma crise assim. Eu parecia uma louca. Naquele momento, eu era uma louca. O medo de algo dentro da minha cabeça se partir e eu me tornar, realmente, uma louca. Um medo recorrente.

Horrível. Sensação péssima.

Vontade de ter Mari do meu lado pra me dar colo. Vontade das minhas sessões semanais com Christina. Vontade de voltar pra Salvador.

Acho que a minha vida é meio que aquela história de "Esperando Godot" (peça famosa de Beckett de 1952):

Vladimir e Estragon, os personagens principais, passam a peça inteira sob uma árvore, conversando banalidades e esperando Godot. Sendo que este nunca vem. No final do 1º ato, eles recebem a notícia de que Godot não aparecerá. Só amanhã.

No 2º ato, os personagens repetem as mesmas atitudes, os mesmos erros. Ou seja, não progridem e tornam-se incapazes de achar uma saída, porque não se desenvolvem e continuam vivendo aquela mesma situação de 'esperar Godot', que mais uma vez só vêm amanhã e amanhã e amanhã...

Na verdade, é a espera por algo que está sempre prestes a acontecer que dá sentido à vida deles. Só que, ao contrário de mim, Vladimir e Estragon são ignorantes e não compreendem a situação cíclica que estão vivendo. E, ainda pior pra mim, como eles, eu acabo ficando sem saída. Melhor dizendo: acabo PENSANDO estar sem saída. Fico, como Vladimir e Estragon, entregue à total imobilidade. Nunca sendo a personagem principal da MINHA história, a personagem ATUANTE. É como se o que fizesse sentido viesse sempre 'de fora', que é o que eu fico esperando: Godot.


"VLADIMIR: Então, vamos embora?
ESTRAGON: Vamos.
(Permanecem imóveis)"




Por ignorância? Por preguiça? Por medo? Por falta de força de vontade?

Cada personagem tem o seu motivo. O meu é o medo. O medo de ser incompetente, de não corresponder às expectativas, me paralisa. E quando me movimenta, é para trás.

Sei que todos os que estão lendo, já devem estar cheios de lindas teorias e frases feitas, às vezes, até de experiências próprias, pra me incentivar. É legal ouvir o apoio. É legal saber dessa preocupação, mas cada um tem o seu papel nessa vida e as histórias não se repetem. Um conselho aqui, outro ali, claro que ajuda, mas a fórmula da sua vida não vai se encaixar na minha. Nem se fôssemos gêmeos univitelinos e siameses!

E é isso... ontem tive uma noite péssima!

Hoje o dia está lindo e, apesar de estar postando da praia, o meu coração destoa de todo o cenário.





P.S.1: As suas palavras foram fundamentais para me fazer dormir, mas continuo odiando quando você tem que desligar o telefone...

P.S.2: "Esperando Godot" é uma peça altamente subjetiva e o que escrevi aqui, foi apenas o MEU entendimento sobre ela. Afinal de contas, quando perguntaram ao próprio Samuel Beckett, o quê ou quem era Godot, ele disse: "Se eu soubesse, o teria dito na peça!".














6 comentários:

Anônimo disse...

Ana, minha querida, todos nós já tivemos na vida um momento em que ficamos à espera de Godot. No entando, em algum instante dessa espera, há de aparecer um 'Vladimir' nos perguntando: então? vamos embora? E o 'Estragon' que existe em nós há de responder: vamos!

Só que, ao contrário da peça, o nosso 'vamos' impulsionará a ação de levantarmos e caminhar numa direção qualquer, reiniciando dessa forma a nossa jornada. Difícil juntar a intenção e a ação? Claro que sim! Mas quem foi que disse que viver é fácil? Não é não, amiga! Viver é uma arte, e acredito que a mais penosa de todas, principalmente quando vemos a vida esvair-se pelos dedos...

Deixo flores e estrelas para adornar os sonhos da tua noite, nessa noite que aqui está a nos chegar com uma lua maravilhosa a passear pela imensidão azul. Ficam também sorrisos para enfeitar o teu domingo e um beijo do meu para o teu coração, com muito carinho!

Cin disse...

Não vou te dar conselhos, quero simplesmente te dizer que te entendo muito bem.
Qto ao meme, está aberto para todos que queiram responder, aliás adoraria ver suas respostas.
Bjinhos e boa semana!

Cin disse...

Passa no blog qdo puder que tem selinho pra vc.
Bjos!

Anônimo disse...

Mas e æ... Esse(a) tal de Godot já deu as caras?!
=]

Bjo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.