quarta-feira, 30 de julho de 2008

Depressão X Demissão

A idéia era vir aqui escrever sobre a ignorância...esse é um assunto que anda ocupando muito a minha cabeça ultimamente. Ainda estava amadurecendo melhor o tema e protelando um pouco a escrita porque eu queria ser muito bem entendida ao ser lida. Nisso, resolvo ligar pra minha mãe no trabalho e ela me diz: " 'T' vai ser demitida! Estou com a carta de demissão dela na mão, mas já avisei a 'C' (dona da empresa), que não vou entregar porque não tenho nada contra o trabalho dela na área de coordenação pedagógica. E que se o problema é financeiro, que esse departamento demita 'T', porque eu não vou fazer isso!".

Admiro minha mãe por isso...ela defende o que acha certo, as suas convicções (sem ser teimosa), defende o sentimento do outro e, o que é melhor, se coloca no lugar das pessoas.

Sabem porque 'C' quer demitir 'T'?? Porque 'T' está deprimida.

Sabem porque 'T' está deprimida?? Porque 'C' não pagou as férias (final do ano passado!), o 13º e nem o salário desse mês!!

'C' alega que a depressão de 'T' prejudica a empresa. Mas será que 'C' não enxerga que 'T' está assim por causa dela?? 'T' é uma pessoa que sustenta a família!! Além do mais, trabalhou por esse dinheiro, não chega atrasada, não falta, cumpre com as suas obrigações...mas entrou num processo depressivo a partir do momento que 'C' não depositou láááááá atrás o dinheirinho das férias, o 13º...dinheiro esse que iria ajudar 'T' a pagar as compras de final de ano, os gastos a mais que qualquer um faz no período de férias. Sem extravagâncias, porque 'T' é uma pessoa muito simples.

O que eu quero dizer é que ela contou com o que era de direito dela. E 'C' não pagou. Conseqüência disso?? BOLA DE NEVE! O salário de janeiro foi para pagar o que o 13º deveria ter pago, o de fevereiro para pagar as contas de janeiro...enfim.

Sabem quantos meses minha mãe está sem receber o salário???4 MESES. Fora o 13º e as férias. Como o salário dela é o maior, fica sempre por último ou...não fica! "Cargo de confiança tem que dar apoio à empresa", é o que eles dizem. Mas peraê, as pessoas possuem limites!!!

Eu nem tô aqui pra falar de minha mãe, porque Graças à Deus, as nossas condições são diferentes das de 'T'. Eu quero é falar da minha indignação com o que pode sair de ruim do coração das pessoas, da falta de compreensão, de compaixão. Neste caso, na falta de compromisso e responsabilidade!!! E olha que são donos de uma empresa de EDUCAÇÃO!! Deveriam saber que ter uma escola não é apenas ensinar que 1+1=2 ou que b+a=ba, educar vai além das matérias ensinadas em sala de aula. Numa escola se ensina também a EDUCAÇÃO SENTIMENTAL!!!!

A sorte de 'C' é ter funcionários responsáveis e que entendem que os pais e alunos não têm nada a ver e por isso, fazem o seu trabalho com o mesmo carinho e competência de quem ganha um salário digno e em dia!! Eu posso afirmar isso, porque os funcionários são, basicamente, os mesmos de quando estudei lá na 4ª série. Todos fazem o seu trabalho com amor.

A vontade que tenho é de sacudir 'C' e dizer: "Minha filha, onde está a sua consciência?? Onde está o seu coração??".

Não tem emoção?!? Então, é só RACIOCINAR. Nem vou exigir muito, é só fazer um exercício do pré-primário: ligar os pontos.

Apóio, orgulhosamente, a decisão de minha mãe e a conversa que ela teve com 'C' , expondo essas questões e pedindo que ela repensasse ( e será que ela PENSA??). Até porque em outro período igual a esse, 'T' ficou do mesmo jeito, deprimida, mas quando a situação foi "regularizada", ela também se estabilizou. E cá pra nós, trabalhar sem receber o salário no final do mês é de enlouquecer qualquer cidadão de bem que deseja pagar suas contas em dia. É ou não é??


P.S.1: Desculpem, mas foi um desabafo...essas coisas,realmente, mexem comigo!
P.S.2: De certa forma, falei um pouco de ignorância.

6 comentários:

Cin disse...

Argh! Gente assim também me revolta...o comportamento da sua mãe foi exemplar.
Bjos!

TEY disse...

Muito Pertinente seu comentario, o comportamento de minha Tia DAG, já era de se esperar de uma pessoa Digna aos seus pricipios, muito exemplar gostaria que mais pessoas estivessem o mesmo comportamento só assim não se teria tantos EMPRESARIOS DE BOSTAS, fazendo funcionarios de bestas.
Um Beijão de seu primo TEY

Sérgio A. disse...

Passei os últimos onze anos trabalhando em instituições de ensino e, sinto lhe informar, mas são POUQUÍSSIMAS as pessoas que realmente estão envolvidas no processo de educação, instrução e formação de caráter. Para a grande maioria, dinheiro é o que mantém a máquina funcionando. Puro business. Como é dito naquele comercial de TV: "Não é nada pessoal... é negócio!".
É triste, muito triste... mas é verdade.

Bom saber que ainda existem pessoas como sua mãe... porque, de pessoas como a 'C', eu já estou de saco cheio!

Anônimo disse...

Será que você fica um pouco mais feliz se eu te disser que o País está de cara nova e que eu queria muito que você conhecesse ele?

Fico te esperando:
www.aliceventuri.com.br

Beijo,
Alice

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,

信用代款 disse...

銀行貸款,
信用貸款,
房屋貸款,
二胎房貸,
汽車貸款,
企業貸款,
民間二胎三胎,
借款2胎3胎,
私人設定土建融,
銀行代償,
企金週轉金,
機械貸款,
工程貸款,
押標金,
卡債卡奴,
創業貸款 ,
青年創業貸款,
債務協商,
工商融資,
中古車貸款,
小額信用貸款 ,
銀拍屋法拍代墊款,
簡易貸款,
LC代墊工程合約貸款,
信用卡貸款,
攤販貸款,
頭家貸款,