quarta-feira, 30 de julho de 2008

Depressão X Demissão

A idéia era vir aqui escrever sobre a ignorância...esse é um assunto que anda ocupando muito a minha cabeça ultimamente. Ainda estava amadurecendo melhor o tema e protelando um pouco a escrita porque eu queria ser muito bem entendida ao ser lida. Nisso, resolvo ligar pra minha mãe no trabalho e ela me diz: " 'T' vai ser demitida! Estou com a carta de demissão dela na mão, mas já avisei a 'C' (dona da empresa), que não vou entregar porque não tenho nada contra o trabalho dela na área de coordenação pedagógica. E que se o problema é financeiro, que esse departamento demita 'T', porque eu não vou fazer isso!".

Admiro minha mãe por isso...ela defende o que acha certo, as suas convicções (sem ser teimosa), defende o sentimento do outro e, o que é melhor, se coloca no lugar das pessoas.

Sabem porque 'C' quer demitir 'T'?? Porque 'T' está deprimida.

Sabem porque 'T' está deprimida?? Porque 'C' não pagou as férias (final do ano passado!), o 13º e nem o salário desse mês!!

'C' alega que a depressão de 'T' prejudica a empresa. Mas será que 'C' não enxerga que 'T' está assim por causa dela?? 'T' é uma pessoa que sustenta a família!! Além do mais, trabalhou por esse dinheiro, não chega atrasada, não falta, cumpre com as suas obrigações...mas entrou num processo depressivo a partir do momento que 'C' não depositou láááááá atrás o dinheirinho das férias, o 13º...dinheiro esse que iria ajudar 'T' a pagar as compras de final de ano, os gastos a mais que qualquer um faz no período de férias. Sem extravagâncias, porque 'T' é uma pessoa muito simples.

O que eu quero dizer é que ela contou com o que era de direito dela. E 'C' não pagou. Conseqüência disso?? BOLA DE NEVE! O salário de janeiro foi para pagar o que o 13º deveria ter pago, o de fevereiro para pagar as contas de janeiro...enfim.

Sabem quantos meses minha mãe está sem receber o salário???4 MESES. Fora o 13º e as férias. Como o salário dela é o maior, fica sempre por último ou...não fica! "Cargo de confiança tem que dar apoio à empresa", é o que eles dizem. Mas peraê, as pessoas possuem limites!!!

Eu nem tô aqui pra falar de minha mãe, porque Graças à Deus, as nossas condições são diferentes das de 'T'. Eu quero é falar da minha indignação com o que pode sair de ruim do coração das pessoas, da falta de compreensão, de compaixão. Neste caso, na falta de compromisso e responsabilidade!!! E olha que são donos de uma empresa de EDUCAÇÃO!! Deveriam saber que ter uma escola não é apenas ensinar que 1+1=2 ou que b+a=ba, educar vai além das matérias ensinadas em sala de aula. Numa escola se ensina também a EDUCAÇÃO SENTIMENTAL!!!!

A sorte de 'C' é ter funcionários responsáveis e que entendem que os pais e alunos não têm nada a ver e por isso, fazem o seu trabalho com o mesmo carinho e competência de quem ganha um salário digno e em dia!! Eu posso afirmar isso, porque os funcionários são, basicamente, os mesmos de quando estudei lá na 4ª série. Todos fazem o seu trabalho com amor.

A vontade que tenho é de sacudir 'C' e dizer: "Minha filha, onde está a sua consciência?? Onde está o seu coração??".

Não tem emoção?!? Então, é só RACIOCINAR. Nem vou exigir muito, é só fazer um exercício do pré-primário: ligar os pontos.

Apóio, orgulhosamente, a decisão de minha mãe e a conversa que ela teve com 'C' , expondo essas questões e pedindo que ela repensasse ( e será que ela PENSA??). Até porque em outro período igual a esse, 'T' ficou do mesmo jeito, deprimida, mas quando a situação foi "regularizada", ela também se estabilizou. E cá pra nós, trabalhar sem receber o salário no final do mês é de enlouquecer qualquer cidadão de bem que deseja pagar suas contas em dia. É ou não é??


P.S.1: Desculpem, mas foi um desabafo...essas coisas,realmente, mexem comigo!
P.S.2: De certa forma, falei um pouco de ignorância.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Desformatada/Mari



Eu tenho uma mania: formatar as minhas relações. Imagino as coisas de um jeito, acho que vão ser melhor assim e se acontecer diferente, fico insegura. Quero o preto no branco, saber onde piso e até onde posso ir. Geralmente, quero ir fundo, bem fundo...

Confunde um pouco o meu juízo esse negócio de " deixa rolar", " a gente se fala", " quando der, a gente se encontra". Não sei lidar muito bem com isso, com relações soltas, onde as coisas são ditas, mas não têm a obrigação de acontecer.

Algumas dificuldades às vezes impedem que as coisas saiam do jeito que eu quero, mas eu vou tentar...sempre tento! Já vi que esse negócio de sofrer não me arranca pedaço e sempre deixa uma boa história pra contar depois.

( texto fora da formatação "justificar", alinhada, certinha...porque nada mais precisa ser justificado e eu preciso começar a me acostumar!)


"Frutos de enganos ou de amor, Nasço de minha própria contradição. O contorno da boca, a forma da mão, o jeito de andar (sonhos e temores incluídos) virão desses que me formaram. Mas o que eu traçar no espelho há de se armar também segundo o meu desejo..."
Lya Luft


===========================================================================


Eu e Mari


Mari,

Pensei em te entregar esse bilhete quando você viesse buscar a sandália, mas minha mãe achou que eu estivesse dormindo e não me chamou. Você já imagina a bronca que dei nela, né??

Participei de toda a prévia da viagem (da tensão e felicidade de quando a cirurgia foi marcada, da sua ida repentina, da agonia em achar logo a passagem, da arrumação da mala...), mas não estive no momento mais importante: o momento de te dar um abraço e, através dele, te passar toda a energia positiva que eu pudesse! Queria ter enchido João de beijo e ter feito ele sorrir pra mim um bocado (porque vou sentir falta daquelas gargalhadas nesses 6 meses!), queria ter dito pra ele, mesmo sabendo que ele não ia entender (mas a alma entende...), que é uma criança de muita sorte por ter uma tia como você, uma avó como sua mãe...que fazem qualquer sacrifício do mundo por ele. Mais sortudo ainda, por conseguir uma medula 100% compatível e poder fazer esse transplante logo cedo, ainda bebezinho. Queria ter pedido pra que ele fosse o mais forte que ele pudesse, que ele não tivesse medo...porque o mundo era meio complicado,mas tinha um monte de coisas legais pra ele conhecer e que se ele fosse bem forte mesmo, quem sabe até ele não descomplicasse esse mundo e virasse nosso Super-Herói?? Queria ter dito tudo isso bem baixinho no ouvido dele.

Sei que você vai ficar indo e voltando, mas queria ter dito isso AGORA! Resolvi escrever no blog, porque você não levou seu celular, mas quem sabe não consegue um tempinho pra entrar na net aí...Não ia aguentar esperar você chegar!!!

Lembre que nada nessa vida é em vão e só Deus sabe porque vocês e João têm que passar essa provação. Tenha fé que tudo vai dar certo! Tem um monte de gente aqui torcendo e rezando por ele!!

O abraço em você e os beijos nele, acabei de mandar pelo meu pensamento. Espero que já tenham chegado aí!

SORTE!!