terça-feira, 23 de setembro de 2008

Super DESinteressante




"Como a biologia e a sociedade se juntaram para complicar uma época que deveria ser simples: os seus 30 anos."
Super Interessante - set/08


E eu nunca que me acostumo com esse negócio de conspiração do universo. A Super Interessante desse mês veio com uma matéria sobre essa tal crise dos 30. Outro dia, abri a revista Nova e lá vai: um artigo sobre os tais 30 anos!

Engraçado como, de repente, tudo o que me rodeia fala sobre esse assunto! Eu adoro, porque gosto de imaginar que tudo está sendo escrito pra mim, em minha homenagem, em homenagem aos MEUS 30 anos!rs!


" 'A 3ª década de vida marca o término da fase de desenvolvimento do corpo', diz Wilson Jacob Filho, do serviço de Geriatria
(hã????) do Hospital das Clínicas de SP. Até aqui, atingimos o máximo que o nosso corpo poderia dar. E aí começa o processo de decadência."



Depois de ler esse trecho da reportagem (várias vezes, por sinal), fiquei sem fala! Comecei a ver a minha pele enrugada, senti dores nos joelhos, uma dor no peito...afinal, eu estou no meu processo de DECADÊNCIA e não no auge como eu havia pensado!!! A reportagem buscou opinião de um GERIATRA!!!!

A dona desse texto deve ser uma cinquentona muito da acabada, doida pra voltar aos 30! A decrépita sopra num período, mas me morde logo depois da 1ª vírgula!!! Isso é tortura psicológica! Não vale!!


"Claro que o susto não vai ser assim, repentino. A queda é lenta e gradual, mas também impossível de ser interrompida."


A maldade dessa despeitada não fica só por aí... Eu decidi, então, ser mais retada do que essa repórter e ler a matéria até o fim. "Ela não é mulher suficiente pra acabar com a alegria e a segurança de uma mulher de 30!", pensei.


"A queda da produção de colágeno, a proteína que dá firmeza à pele, é marcante - principalmente para as mulheres. 'Nosso corpo atinge o auge da produção de colágeno aos 25 anos. A partir dos 30, há uma perda discreta e progressiva.', afirma a dermatologista Lígia Kogos (...) Mas o fato é que menos colágeno significa pele mais fraca, mais fina, mais flácida. Em outras palavras: rugas, olheiras, celulite."


Golpe baixo!

Cadê o redator-chefe da revista que deixou publicar uma "patada" dessas bem no ponto fraco das mulheres Balzaquianas?!?

Essa cinquentona ainda é boa de briga, mas levantei desse "Knockdown"*.

Continuei lendo. Já um pouco zonza, é bem verdade. Será que já estou com labirintite? Ai Meu Deus!!

"...Mas é melhor não desistir da ginástica, porque você terá muito mais facilidade para engordar.(...) 'Dos 30 aos 65 anos, pode-se perder até 25% da massa muscular.', diz João Toniolo Neto, geriatra e professor da Unifesp.(...) Por isso dificilmente você voltará a ter aquele abdômen definido da adolescência, mesmo que puxe muito mais ferro que naquela época."



Senti uma falta de ar. Precisei de um tempo pra me recompor,confesso. Isso não é uma reportagem, é um crime! Balzac, coitado, deve estar se revirando no túmulo! Como ousam falar assim da Mulher de 30 anos que ele tanto exaltou?!?

É...começo a sentir as minhas forças minando...mas não posso me dar por vencida, logo agora que a leitura parece estar no fim!

"De acordo com o IBGE, masi de 60% das brasileiras entre 20 e 29 anos com ensino superior não são casadas.(...) A partir daí, os óvulos começam a envelhecer e a gravidez torna-se mais difícil e mais complicada."



Bom, quem me conhece sabe que essa não é uma questão com que eu me preocupe muito. Ainda não decidi se quero ter filhos, a princípio, não! Senti que, se a repórter estava falando de mim, como sempre gosto de imaginar quando leio matérias com esse tema, ela resolveu pegar mais leve, aliviou um pouco. Pude dar uma relaxada...

Mas era uma tática! Foi nessa distração que ela me pegou:

"...Na verdade, é apenas um grande ciclo que se encerra na sua vida. A notícia boa é que vai passar. A ruim: logo, logo, vem o próximo."


Nocaute!



P.S.: Nunca subestime uma mulher mais velha que você! A experiência de vida é a grande diferença!

* Knockdown = é quando um soco derruba um dos lutadores, mas esse consegue ficar em pé antes dos 10 segundos. (Meu pai foi lutador de boxe, explicado??rs)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Turma da ANA













Amigas do meu coração,

Esse quadrinho é pra ver se vocês se inspiram e fazem uma "sulplesa" assim no meu aniversário!! Mas, claro, que o "recheio" do meu bolo vai ser diferente, né??hahahahaha!!
Conto com vocês!!!!rs

P.S.: Posso dar sugestão para o recheio, assim não corre o risco de vocês errarem na escolha, ok??

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pré - quase, quase - adulta!



"Tome a mesma moça aos 20 e aos 30 anos. No segundo momento, ela será umas sete ou oito vezes mais interessante, sedutora e irresistível do que no primeiro."
Balzac



1 mês e 1 dia. É só o que falta para o meu aniversário.

30 anos.

Mais esperado que esse, só o de 35 que eu sonho desde os 18. Mas essa é uma outra história...

Agora sim, eu serei adulta! Sempre achei que dos 20 aos 29, nós somos "Pré-adultos". Nem pensem que tô de gaiatice porque é sério! Se existe "Pré-adolescência", qual o motivo da minha teoria ser furada??

Pois é, esses são os últimos anos que você tem para continuar dizendo "tô nem aí" para os problemas que a cercam...É chegada a reta final para criar juízo, última chamada para os retardatários!!

Em cada fase da vida curtimos coisas diferentes: roupas, cortes de cabelo, livros, lugares, programas de TV, mudamos de "melhores amigos" algumas vezes...Enfim, o nosso comportamento muda, geralmente, de forma condizente com a nossa idade. E é, exatamente, nesse ponto que eu queria chegar: 30 anos é a hora do tudo ou nada. Ou você amadurece ou fica um Pré-adulto num corpo e idade de Adulto. O que, cá pra nós, é ridículo!!

Não estou dizendo com isso, que você tem que virar uma pessoa sisuda, séria, reservada. De forma alguma! Mas também não cabe mais viver naquele "Oba!Oba!" de antigamente, não cabe mais frequentar certos lugares, nem sair enchendo a cara por aí e ainda beijar a boca de 5 outros Pré-adultos. Afinal de contas, você não é mais adolescente!Já tem 30 anos! E isso, segundo a minha teoria, o torna, definitivamente, um adulto!!!

Frustrante, é tornar-se adulto e perceber que não construiu nada! Que os homens que você idealiza para marido, já estão casados; que algumas vagas de emprego já começam a preferir os mais jovens que você; que o relógio biológico pede um filho, mas você ainda não quer...Essa pessoa sou eu! Sem pretendentes a marido, sem emprego, sem a minha casinha, sem meu carrinho, porém, graças a Deus, sem os tais filhinhos!!

No momento são essas as questões que corroem a minha massa encefálica! "O tempo ruge!!", como diria Giovanni Improtta - personagem de José Wilker em "Senhora do Destino". Preciso agora correr atrás do tempo perdido, enquanto a vida me faz sérias cobranças!!

É, minha gente, crescer dói. E muito.

Me pego pensando: "Será que essa crise dos 30 só acomete as mulheres?" Por causa dos hormônios, sei lá...Acho que nos homens a crise dos 30, só acontece aos 40, né? Essa coisa de amadurecimento é muito complicada pra eles!

Com 30 anos, nós, mulheres, além de mais maduras (psicologicamente falando) que uns 99,9% dos homens nessa mesma faixa etária , nos tornamos mais sensuais, menos tímidas, mais intuitivas, mais serenas, menos ansiosas, o olhar fica mais matador (quando é do nosso interesse,claro!!Lembrem-se: He-Man pode ter a força, mas quem tem o PODER é A FEITICEIRA!!), o corpo está completamente maduro, temos menos medo de arriscar num relacionamento, estamos mais decididas. As dúvidas são outras, os medos são outros.

Uma nova vida parece começar aos 30!





Vênus, Marte e os pequenos diabinhos (de Botticelli). O que será que deixou Marte tão exausto assim?? Essa Vênus é retada,viu...Deve estar na faixa dos 30, tenho certeza!!rs