terça-feira, 23 de setembro de 2008

Super DESinteressante




"Como a biologia e a sociedade se juntaram para complicar uma época que deveria ser simples: os seus 30 anos."
Super Interessante - set/08


E eu nunca que me acostumo com esse negócio de conspiração do universo. A Super Interessante desse mês veio com uma matéria sobre essa tal crise dos 30. Outro dia, abri a revista Nova e lá vai: um artigo sobre os tais 30 anos!

Engraçado como, de repente, tudo o que me rodeia fala sobre esse assunto! Eu adoro, porque gosto de imaginar que tudo está sendo escrito pra mim, em minha homenagem, em homenagem aos MEUS 30 anos!rs!


" 'A 3ª década de vida marca o término da fase de desenvolvimento do corpo', diz Wilson Jacob Filho, do serviço de Geriatria
(hã????) do Hospital das Clínicas de SP. Até aqui, atingimos o máximo que o nosso corpo poderia dar. E aí começa o processo de decadência."



Depois de ler esse trecho da reportagem (várias vezes, por sinal), fiquei sem fala! Comecei a ver a minha pele enrugada, senti dores nos joelhos, uma dor no peito...afinal, eu estou no meu processo de DECADÊNCIA e não no auge como eu havia pensado!!! A reportagem buscou opinião de um GERIATRA!!!!

A dona desse texto deve ser uma cinquentona muito da acabada, doida pra voltar aos 30! A decrépita sopra num período, mas me morde logo depois da 1ª vírgula!!! Isso é tortura psicológica! Não vale!!


"Claro que o susto não vai ser assim, repentino. A queda é lenta e gradual, mas também impossível de ser interrompida."


A maldade dessa despeitada não fica só por aí... Eu decidi, então, ser mais retada do que essa repórter e ler a matéria até o fim. "Ela não é mulher suficiente pra acabar com a alegria e a segurança de uma mulher de 30!", pensei.


"A queda da produção de colágeno, a proteína que dá firmeza à pele, é marcante - principalmente para as mulheres. 'Nosso corpo atinge o auge da produção de colágeno aos 25 anos. A partir dos 30, há uma perda discreta e progressiva.', afirma a dermatologista Lígia Kogos (...) Mas o fato é que menos colágeno significa pele mais fraca, mais fina, mais flácida. Em outras palavras: rugas, olheiras, celulite."


Golpe baixo!

Cadê o redator-chefe da revista que deixou publicar uma "patada" dessas bem no ponto fraco das mulheres Balzaquianas?!?

Essa cinquentona ainda é boa de briga, mas levantei desse "Knockdown"*.

Continuei lendo. Já um pouco zonza, é bem verdade. Será que já estou com labirintite? Ai Meu Deus!!

"...Mas é melhor não desistir da ginástica, porque você terá muito mais facilidade para engordar.(...) 'Dos 30 aos 65 anos, pode-se perder até 25% da massa muscular.', diz João Toniolo Neto, geriatra e professor da Unifesp.(...) Por isso dificilmente você voltará a ter aquele abdômen definido da adolescência, mesmo que puxe muito mais ferro que naquela época."



Senti uma falta de ar. Precisei de um tempo pra me recompor,confesso. Isso não é uma reportagem, é um crime! Balzac, coitado, deve estar se revirando no túmulo! Como ousam falar assim da Mulher de 30 anos que ele tanto exaltou?!?

É...começo a sentir as minhas forças minando...mas não posso me dar por vencida, logo agora que a leitura parece estar no fim!

"De acordo com o IBGE, masi de 60% das brasileiras entre 20 e 29 anos com ensino superior não são casadas.(...) A partir daí, os óvulos começam a envelhecer e a gravidez torna-se mais difícil e mais complicada."



Bom, quem me conhece sabe que essa não é uma questão com que eu me preocupe muito. Ainda não decidi se quero ter filhos, a princípio, não! Senti que, se a repórter estava falando de mim, como sempre gosto de imaginar quando leio matérias com esse tema, ela resolveu pegar mais leve, aliviou um pouco. Pude dar uma relaxada...

Mas era uma tática! Foi nessa distração que ela me pegou:

"...Na verdade, é apenas um grande ciclo que se encerra na sua vida. A notícia boa é que vai passar. A ruim: logo, logo, vem o próximo."


Nocaute!



P.S.: Nunca subestime uma mulher mais velha que você! A experiência de vida é a grande diferença!

* Knockdown = é quando um soco derruba um dos lutadores, mas esse consegue ficar em pé antes dos 10 segundos. (Meu pai foi lutador de boxe, explicado??rs)

13 comentários:

meus instantes e momentos disse...

dando mais um pulinho no teu blog. Ótimo post.
Tenha um belo dia.
Maurizio

Anônimo disse...

Porraaaaaaa a intenção é comemorar o niver ou entrar em depressão dos 30?? Eu com meus 26 anos lendo isso joguei a coca-cola que estava tomando fora!!! Ô, melhor começar por algum lugar a me cuidar né?? hahahahaha
Beijoooooooooooooooooooooo da meninota aqui!

Thais disse...

Genteeee.. já tô super pensando o que eu posso fazer!!
rs

Bjos

Anônimo disse...

Oi minha linda, estou aqui dando boas gargalhadas com a tua postagem... que senso de humor incrível tu tens, garota! Muito mais do que absorver o teor do tal artigo que te deixou tão furiosa, confesso, fiquei aqui me deliciando com as tuas cáusticas observações e as maldosas reflexões que fizeste com a pobrezinha da autora do artigo.

Se com a proximididade dos teus ainda verdes '30 aninhos' já estás se mortificando tanto, fico a imaginar daqui há alguns anos, quando começares a ler artigos sobre a menopausa... aí sim, vais enlouquecer com tantas informações (des)encontradas (ouviu minha risada daí?).

Meu anjo, mesmo não enviando a carta sinto que 'ele' buscou as flores que lhe foram ofertadas... por isso, vim colhendo no caminho até aqui as mais belas flores que fui encontrando... são violetas, rosas, papoulas, begônias, tulipas, lírios, orquídea, girassol, crisântemo, gérbera, margarida... ufa, o bouquet já está enorme... todas atadas com milhares de sorrisos de lindos anjos (encontrados aqui mesmo no teu cantinho), e envoltas num papel bordado de estrelinhas douradas... tudo para ti, para perfumar teus caminhos até o dia 02de outubro... o dia que esperas com tanta ansiedade (e nós também, teus amigos). Confesso que além da alegria de poder te cumprimentar vem-me também um outro motivo... a fatia enooooooorme de bolo que eu vou retirar para mim (mt risos).

Te adoro, linda! Fica com meu carinho!

Anônimo disse...

Eh, Aninha... todo mundo envelhece, mas só alguns aceitam!
=]

PS¹: alguns de nós preferem mulheres assim!

PS²: a palavra nocaute vem do inglês knockout.
=]

Bjo

Anônimo disse...

Passando apenas para deixar uma orquídea lilás no teu final de semana, uma estrelinha brilhando no teu sonhar, o sorriso de um anjinho travesso pendurado nos teus olhos, e um beijo do meu para o teu coração, com muito carinho.

(amei teu comentário)

Cin disse...

kkkkkk Realmente essa reportagem pegou pesado com as mulheres de 30, que a meu ver são as mais interessantes.
Bjinhos!

Anônimo disse...

Ai ai ai ai (não pense que estou sentindo alguma dor, amiga, mas é a introdução de uma música que vim aqui solfejar pra você...

ai ai ai ai está chegando a hora
o dia já está chegando meu bem
de cantar seus parabéns

A música não é bem assim, mas fiz um parafraseado para dar o meu recado. Gostou?

Agora me vou, pois o meu dia de hoje não será nada fácil...

Te deixo, minha linda, com o canto de um passarinho brincando numa linda rosa azul, e tentando segurar com o biquinho um doce beijo que tirei agorinha mesmo do meu coração para deixar no teu. Não sei se ele (o passarinho) está querendo me agradar te entregando o beijo ou se está esperando eu virar as costas para comê-lo todinho... afinal de contas, o beijo tá tão docinho!!!!
(milhares de risos, como escrevia uma tia muito querida).

Anônimo disse...

Parabéns pra você
nesta data querida
muitas felicidades
muitos anos de vida

Viva a Ana!

Viva! Viva! Viva!

Já passou da meia noite... dia 02 de outubro... seu aniversário!

Aposto como você já está dormindo... ACORDA MENINA!!!!

E o bolo que você ficou de trazer para comemorarmos seu aniversário?

Vou ficar sentadinha aqui esperando até o dia raiar... quero pegar minha fatia primeiro que todo mundo (rs).

Não dá pra ficar aqui, agora, meu anjo, pois tenho uma porção de coisas para fazer, viu?

Mas te deixo um abraço do tamanho do mundo, um super beijo nesse coração tão lindo, uma flor enfeitanto teus cabelos, uma estrela iluminando teu olhar, um sorriso brincando no teu rosto, e tudo que de mais bonito, terno e colorido, que os anjos puderem colocar nos teus caminhos no dia de hoje.

TE ADORO, menina linda!

Anônimo disse...

Agora estou deveras preocupada... cadê a menina que queria tanto comemorar o aniversário de 30 anos, e que não via chegar este dia, e que estava entusiasmada, ansiosa, querendo que o tempo passasse depressa, lendo artigos sobre as 30 primaveras (rss, tão antigo isto de comparar aniversário com a primavera, meio brega eu sei, mas até que é bonitinho, principalmente para quem aniversaria em meio à Primavera, rss). Mas estou fugindo do assunto e o assunto aqui é saber por onde anda esta minha amiga fujona, que ficou com pena de gastar dinheiro fazendo um bolo de aniversário para todos os amigos blogueiros e preferiu gastá-lo numa farra legal com os amigos 'reais'. Foi isto??? Ah, se foi, tudo bem, pelo menos fico feliz de saber que de alguma forma comemoraste a chegada desses 30 aninhos tão sonhados.

Amiga linda, dá notícia viu? Nem que seja um simples 'oi, tô feliz' e aí eu vou ficar sossegada, okay?

Fica um raio de sol, uma estrelinha, uma flor, um sorriso, e um beijo no teu coração, com minha saudade.

meus instantes e momentos disse...

Apareça, saudade das tuas visitas e dos teus posts.
Maurizio

Anônimo disse...

Amada, à partir dos 30 anos, atingimos uma idade onde não existe esta tal decadência tão falada pela reporter. O que existe realmente é o amadurecimento do que realmente importa, a nossa consciência. Os 30 nos dão uma melhor visão do que a vida realmente significa e o que ela pode nos oferecer. Quem muito se preocupa com o envelhecimento físico, acaba não aproveitando a expansão da sabedoria que o tempo nos proporciona. O envelhecer é para todos, mas nem todos tem a dignidade de aceitá-lo. A vaidade obscurece a visão de muitas pessoas, e isso é mais forte nas mulheres. MAs, a vaidade é um defeito grave. Por isso, te digo, não se preocupe com rugas, esta tal decadência falada pela repórter, o que importa mesmo é que a experiência da vida, que compreende as fases da juventude, maturidade e envelhecimento, nos traz coisas boas de se viver em cada uma delas. Temos que ter a sabedoria de aceitar o momento em que estamos vivendo com dignidade e aproveitar o que de melhor cada fase tem a nos oferecer.
Beijos amorosos desse oitentão, mas com um corpinho de 39.

ANDERSON BUENO disse...

ja sumiu de novo...