quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mais (um pouquinho mais...) do mesmo!rs

Eu e Mari saindo do shopping.rs!





Você tá aí, vivendo uma nova vida e eu, aqui, revivendo diariamente a nossa relação. Seja no que for, nos filmes que vejo, nas brincadeiras que faço com Mari, no livro que tô lendo agora (no que li antes também!), nas manias suas que ainda tenho, semanalmente na terapia, na distração de quase sem querer te ver no shopping e ser puxada bruscamente por Mari para o lado oposto com uma desculpa sem propósito nenhum e ela, tb sem conter o nervoso por minha causa, resolve me contar o sufoco que passou. Sim, ela que passou o sufoco, pq eu nem vi. A minha agonia só veio quando descobri que estávamos no mesmo lugar e que você poderia surgir em qualquer uma daquelas esquinas do shopping. Quase fechei meus olhos e pedi pra Mari ser meu “cão-guia” até a saída!!rs

Em casa, aquele cara da minha família e que eu amo tanto como se fosse um irmão, desabafa comigo sobre o namoro dele. E como eles são parecidos com o que a gente foi...a namorada, cheia de ciúmes como eu, perdidamente arrependida e culpada por sentir aquilo tudo, querendo deixar de sentir sem conseguir. As justificativas dela, quando não são parecidas com as minhas, são iguais. Palavras dela: “Eu não quero mais sentir isso, confio em você, sei que não vai me trair, mas não consigo deixar de ter ciúmes, minha cabeça não pára!”. Ela roubou a minha fala!!!! Esse era o meu personagem!!!Você lembra disso, com certeza!! Espero também que lembre de como perdia a paciência e as estribeiras!!!rs

Ele, faz um pouco o seu papel (um pouco...pq esse personagem é seu desde que você nasceu!Ninguém toma!!A figura dramática de vítima é sua!!!), fica pressionado com tanta desconfiança, reclama o tempo todo disso.

Chega um momento que inverte tudo quando ele começa a dizer que ela é cheia de problemas, de traumas familiares, que o temperamento é assim ou assado por causa disso e daquilo...enfim, tudo nela é justificável, é abonado. Até que ele diz: “Sabe quando você acha que é você que tem que organizar a vida daquela pessoa, que você não quer deixar que ela sofra mais e blá blá blá...”. Caí. Em prantos. Sim, sim...chorei de verdade! Outra fala que era minha!!!! Tomei um susto e fiquei deveras preocupada. Era a nossa relação! E eu sabia que o final daquilo não era nada bom! Rapidamente, tentei explicar que se ele assumisse a vida dela daquela forma quem ia ser infeliz era ele!! A nossa maior obrigação é de nos fazer feliz!! Você também teria tanto pra dizer pra esses dois...

Reviver isso foi difícil pra mim. Talvez, uma das situações mais difíceis, depois da minha fase crítica. Saber que uma pessoa que a gente ama, passa pela mesma situação pela qual eu passei e saí desiludida...pensar que a felicidade do outro está em nossas mãos...é responsabilidade demais!!!! Isso é bem a minha cara de Madre Teresa! E, pelo visto, a dele de Frei Galvão! A sua felicidade está e sempre esteve nas suas mãos, tanto é que você anda por aí “cantando na chuva”, como diz o seu MSN. A felicidade da namorada dele, está dentro dela!!

Uma vez você disse que eu tenho mania de escolher pessoas que não podem sofrer e sempre citava meu sobrinho Rafael e Guto, meu primo, mas nunca percebeu que também tinha sido escolhido. E que continua na minha lista até hoje.



"A Flor respondeu: - Tolo! Imaginas que abro as minhas pétalas para que as vejam? Eu desabrocho para mim própria porque isso me agrada, e não para agradar aos outros. A minha alegria consiste no meu ser e no meu desabrochar."

Arthur Schopenhauer


quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Mais (um pouco) do mesmo!

Precisando escrever algumas coisas aqui, mas tô meio sem saber como...confusão de idéias.
Notícias suas novamente.
Enfim.


"Lá de cima do terceiro andar

olhei pro asfalto e não me joguei

Subi mais alto e te encontrei..."

Nando Reis



sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Desconstruções


Quando a gente conhece uma pessoa, construímos uma imagem dela. Esta imagem tem a ver com o que ela é de verdade, tem a ver com as nossas expectativas e tem muito a ver com o que ela "vende" de si mesma. É pelo resultado disso tudo que nos apaixonamos. Se esta pessoa for bem parecida com a imagem que projetou em nós, desfazer-se deste amor, mais tarde, não será tão penoso. Restará a saudade, talvez uma pequena mágoa, mas nada que resista por muito tempo. No final, sobreviverão as boas lembranças. Mas se esta pessoa "inventou" um personagem e você caiu na arapuca, aí, somado à dor da separação, virá um processo mais lento e sofrido: a de desconstrução daquela pessoa que você achou que era real.

Desconstruindo Flávia, desconstruindo Gilson, desconstruindo Marcelo.
Milhares de pessoas estão vivendo seus dias aparentemente numa boa, mas por dentro estão desconstruindo ilusões, tudo porque se apaixonaram por uma fraude, não por alguém autêntico. Ok, é natural que, numa aproximação, a gente "venda" mais nossas qualidades que defeitos. Ninguém vai iniciar uma história dizendo: muito prazer, eu sou arrogante, preguiçoso e cleptomaníaco. Nada disso, é a hora de fazer charme. Mas isso é no começo. Uma vez o romance engatado, aí as defesas são postas de lado e a gente mostra quem realmente é, nossas gracinhas e nossas imperfeições. Isso se formos honestos. Os desonestos do amor são aqueles que fabricam idéias e atitudes, até que um dia cansam da brincadeira, deixam cair a máscara e o outro fica ali, atônito.

Quem se apaixonou por um falsário, tem que desconstruí-lo para se desapaixonar.
É um sufoco. Exige que você reconheça que foi seduzido por uma fantasia, que você é capaz de se deixar confundir, que o seu desejo de amar é mais forte do que sua astúcia. Significa encarar que alguém por quem você dedicou um sentimento nobre e verdadeiro não chegou a existir, tudo não passou de uma representação – e olha, talvez até não tenha sido por mal, pode ser que esta pessoa nem conheça a si mesma, por isso ela se inventa.

A gente resiste muito a aceitar que alguém que amamos não é, e nem nunca foi, especial. Que sorte quando a gente sabe com quem está lidando: mesmo que venha a desamá-lo um dia, tudo o que foi construído se manterá de pé.

Martha Medeiros





* Será apenas uma coincidência postar esse texto sobre 'máscaras' e descobrir que hoje é o Dia Internacional do Riso???? Uma foto pra você:



quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Mais do mesmo - Parte II


Ouça um bom conselho que eu lhe dou de graça...”

Chico Buarque

Novamente recebi notícias suas. E não foi das melhores. Sinto muito pelo emprego. Espero que acredite: não tenho nada a ver com isso! Sabemos que foi através de mim que você conseguiu esse trabalho, mas não foi por minha causa que o perdeu! Apesar de você ter dito isso!

Ele, o seu chefe, ou melhor ex-chefe, conversou comigo algumas vezes e , talvez por isso, te manteve até hoje no cargo. Mas, ele também fez queixas...inclusive, ligou aqui pra casa hoje, justamente pra contar do seu desemprego e justificar a sua demissão. Como se ainda fosse preciso justificar PRA MIM alguma coisa!!

Fiquei meio atordoada com a notícia, imaginei a raiva que você deve estar sentindo, lembrei imediatamente do seu problema de saúde, do problema da “nossa” Luna (e se ela precisar mesmo fazer aquela cirurgia??) , das dívidas que você deve ter feito, porém, te conhecendo como te conheço, sei que vai ser assim que você vai passar a história adiante: “Ahhhh, ele me demitiu porque meu namoro com Ana acabou!!”.

Como disse, fiquei atordoada! Várias confusões de sentimentos dentro de mim, não sabia se sentava, se levantava, se falava sem parar ou se me calava. Conversei com minha mãe. Ela me lembrou que esse problema não era mais meu! Conversei com uma amiga. Ela me lembrou que não temos como ter controle sobre a VERDADE DOS OUTROS!

É isso! Essa conversa de que foi por minha causa, é a SUA verdade! Afinal de contas, como continuar no papel de vítima se não arranjar um culpado pra tudo, né? Mais uma vez aqui estou eu, sendo algoz de algo na sua vida! É uma pena você pensar assim...é triste saber que você não só pensou, mas expressou esse seu pensamento pra alguém!!! Abriu a boca e falou!!!! Como pode??

Que porcaria de terapia é essa que ainda não conseguiu fazer com que aprendesse a assumir as suas atitudes?? Porque, pelo visto, você continua arrotando por aí a frase: “Eu nunca erro!!”. Entenda que a raiz dos seus problemas está em VOCÊ e não no outro!!

Dias desses encontrei uma ex-namorada sua numa festa (eu até invocava com ela!) e, conversando, eu percebi que você já é assim há muito tempo e ela percebeu que você não mudou nada!!! Engraçado isso?? Não! Preocupante...Isso quer dizer, que você não está conseguindo entender as lições que a vida te dá e é, exatamente por isso, que passa sempre por coisas tão parecidas. Não é que Deus não goste de você ou que a diversão Dele seja te sacanear, como você costuma dizer!!! Ele dá novas chances de você demonstrar que aprendeu algo, mas você desperdiça TODAS!!!! Porque você não entende, porque você não aprendeu, porque você não consegue enxergar... PORQUE VOCÊ NÃO CONSEGUE SE ENXERGAR!!!

Cá estou, mais uma vez, desesperadamente, querendo te ajudar. Sim...essa ênfase toda que estou dando nas palavras, nada mais é, que o meu desespero em querer fazer com que você não passe mais por velhos sofrimentos que só fazem deixar mais ácida essa sua alma!

E olhe que esse problema nem é mais meu...

“Preciso refrear um pouco o meu desejo de ajudar.”

Gilberto Gil

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Reajustando o caminho e distribuindo sorrisos!!!

Esses dias têm sido corridos pra mim, por isso a demora em escrever....é que uma grande amiga que está morando em São Paulo e o namorado dela, um gaúcho, estão aqui na terrinha. Aí já viu: Porto da Barra, Farol da Barra, Solar do Unhão, Praia do Forte e mais um monte de coisas...

Fico falando assim, mas AMO fazer passeios turísticos. É bom, porque acabo indo a lugares que não costumo ir normalmente, como o Pelourinho, por exemplo. E é tão lindo andar naquelas ruas e pensar em toda a história vivida ali...ver o pôr-do-sol no Solar e ter vontade de rezar agradecendo por ter nascido numa cidade com tantas coisas lindas...

Sim, sou bairrista! Não sei se vocês perceberam!rs!! Tenho orgulho de cada pedacinho do meu Estado.

Domingo, fui na Igreja do Sr. do Bonfim. Primeiro domingo do ano, igreja lotada, gente saindo por todas as portas, o dia estava LINDO e a missa foi emocionante. Chorei, chorei, chorei...até umas beatas quando a missa acabou e estávamos todos saindo, vieram falar comigo! Mas é que pensei em tudo o que passei no ano de 2007, agradeci ao Sr. do Bonfim por estar comigo em todos os momentos em que pensei em desistir de mim, em todos os momentos em que só enxergava o breu e não via perspectivas de nada, por não deixar nunca que desistisse dos remédios e do tratamento, por ter uma família linda, que bastava gritar do quarto pra todo mundo aparecer correndo na porta, estendendo a mão pra me ajudar e ouvindo tudo o que eu tinha pra dizer naquele momento. Agradeci, inclusive, o afastamento das minhas amigas, pois esse foi um dos motivos do amadurecimento da idéia de criação desse blog.

Enfim, cada vez mais etapas sendo vencidas e a imensa vontade que não passa de fechar esse ciclo logo, logo!

O ano é novo, a vida ainda não, mas já posso sentir o cheirinho de novidades no ar...2008 é par! E par, pra mim, é sinônimo de coisas boas não é mesmo?? Sempre foi assim, porque agora é que seria diferente?!?

Estou em fase de reajustes com a minha personalidade, pois a mudança é grande... em fase de reajustes com as amigas, porque amo todas elas e, percebi, que era mentira quando dizia que queria novas amigas e não mais as antigas. Hoje, continuo uma “esponja” pra novas amizades, mas JAMAIS quero desfazer das minhas “panelas velhas”... em fase de reajustes com toda a população baiana, pois estou voltando a sair e confirmando que sou sim, uma pessoa que sempre soube sorrir!! Mesmo que esse sorriso estivesse lá dentro de mim e que nem mesmo eu o visse, ele estava lá...esperando que eu desse a primeira brecha pra que ele aparecesse... e eu abri janelas!!!!




"...o paraíso começa é só começar o sorriso!!”

Ney Matogrosso