sábado, 27 de outubro de 2007

"Pergunte pro seu orixá...

...amor só é bom se doer."
(Vinícius de Moraes - padrinho desse blog)




Lembranças...imagens nítidas e, mesmo tristes, boas de se lembrar.

Imaginações...imagens vagas e sempre, sempre tristes...ruins de se imaginar.

A saudade aperta o peito, dá um nó cego na garganta, arde o olho de vontade de chorar...

Arrependimento...tudo poderia ter sido diferente...

mas o meu momento não estava a nosso favor.

Dor.

Física. Real. Enlouquecedora. Quase mortal.

Foi preciso a razão atar boca, pés e mãos

Pra que eu não gritasse, corresse e te abraçasse

Mais uma vez...em vão.

(Ana)




Depois dessa, evoco Vinícius :

http://www.youtube.com/watch?v=VaoOK1MyGNE







* Desculpem, mas ainda não sei postar vídeos, por isso só coloquei o link. Se alguém souber e puder ensinar...

** Relutei bastante tempo, pois não queria escrever sobre isso tão diretamente e, ainda por cima postar uma 'meia' foto, mas hoje não deu. Já estava me faltando o ar...

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Distraindo a verdade




Minha psiquiatra é sempre pela tarde. E as tardes de consulta são sempre muito pesadas depois. Ainda bem que é somente uma vez no mês!

E ontem foi uma tarde dessas...de psiquiatra e, como sempre, pesada. Saí de lá com dor de cabeça do tanto que prendi o choro! (não agüento mais chorar e nem tomar remédio! Tô cansada!).

Nem da psicóloga eu saio assim. Só no início do tratamento. Pra falar a verdade, às vezes me seguro lá também...a boca treme, os olhos marejam, mas a lágrima não desce! Lá é mais fácil do que na psiquiatra. Ainda bem, porque é toda semana!!

Não sei se Ana Paola (a psiquiatra) me fala de uma forma mais objetiva e isso me toca mais...não sei se é porque toda vez que vou lá tenho que aumentar a dose do remédio...não sei se é porque eu fico perguntando detalhes tipo: o que a depressão está fazendo comigo fisicamente, onde o remédio atua, como atua, por que eu não melhoro logo disso...não sei! Só sei que foi assim...rs!

E olhe que ela tem um rosto tranqüilo, uma voz doce, um gestual leve. Mas nada disso ameniza quando ela começa a dizer que me cobro demais. Sabe que isso me dói muito? Acho que a pessoa que se cobra desse jeito têm medo de errar e receber críticas. Ela não ADMITE críticas! Ou seja, é uma pessoa ARROGANTE. E, ao chegar a toda essa conclusão, percebo que ela está certa sabe porque?? Porquê lá estava eu, no meu ônibus, voltando pra casa, olhando o pôr-do-sol mais lindo do mundo (quem não conhece vai concordar comigo depois de olhar bem a foto!) e, ainda assim, totalmente fragilizada (ou irritada?!?) por alguém ter percebido esse erro na minha personalidade.

Mas logo eu, arrogante??? Será?? Imediatamente, retifico a minha conclusão: acho que Ana Paola está errada!! E então, começo a curtir o visual...




*Li isso no Blog Som de cor de mim e pensei que eu mesma poderia ter escrito, afinal de contas, é completamente idêntico ao que eu passo, ao que penso, ao que eu sinto.

“...não falo do sofrimento das mortes, das perdas, que não foram poucas, nem fáceis. Falo do sofrimento interior, de lutar contra si, de não se entender, nem se aceitar. E é desse mal que padeço.

Minha alegria é essência, está, e sempre estará aqui, porque é o que eu sou no mais primitivo do meu ser, mas a vida nos faz acumular coisas que nos distanciam do nosso rumo...

...Hoje sou conhecedora dos meus problemas, desbravadora do meu ‘eu’, pessoa em pé, e com vontade de assim permanecer. Tentando. Escorregando? Claro! São muitas as cascas de bananas, poças d’água e congêneres. Tropeçando? E no meio do caminho não tinha uma pedra, Drummond? Caindo? Sim, me lembra da minha “humanidade”. E de estar atenta. E de aprender a levantar. Sempre...

...Eu, com minha nova sensação de “saber-me”. Eu, com minha nova condição de lutar pelo meu próprio bem. Eu, com minha determinação de fazer a minha vida melhor...

...Tenho muitos planos e projetos, mas os primeiros passos dou com muito esforço, vencendo boicotes internos, hábitos e comportamentos nocivos.; Tentando vencer a ansiedade e a depressão que aprisionam em círculos viciosos, que, decididamente, não quero mais.”.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A gota




" Porque no vasto oceano, minha eventual desarmornia é só uma gota desafinada, mais nada." Lya Luft



O problema é que tem dias que o mar está bravio e a gota é daquelas que quando caem, formam ondas altíssimas!

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Sonho decifrado!!



Decifrei o sonho de ontem!!!!

Passo-a-passo pra vocês:

●Dormi

●Sonhei

●Acordei

●Senti uma sensação boa

●Lembrei do sonho

●Tentei decifrá-lo e não consegui

●Lembrei que minha mãe tinha um livro de Adenáuer Novaes sobre sonhos

●Li uns trechos soltos e resolvi escrever sobre isso aqui

●Lembrei também que ele tem um Centro Espírita no bairro de Patamares

●Busquei o site e fui me informar mais

Adenáuer daria uma palestra!!!!

Liguei pra minha mãe e avisei: “Vamos ao Centro Espírita de Adenáuer hoje!!”. Tadinha...estranhou no começo, achou que eu tinha tido uma recaída ou algo parecido!! Expliquei que não era nada disso, eu queria apenas ir à palestra de hoje.

De noite, lá estávamos nós sentadinhas e eu ansiosa como sempre fico em Centros Espíritas e em casas de Candomblé ou Umbanda. Quem me conhece sabe que morro de medo de ir nesses lugares e descobrir que sou médium!!Graças a Deus, nunca me aconteceu nada!!

Apagaram as luzes, tentei relaxar e respirei fundo. Eram apenas as orações antes de iniciar a palestra. Já havia ido lá duas vezes, mas nunca era Adenáuer que estava palestrando.

Quando ele começou a introdução do tema (que eu nem sabia qual era, pois no site dizia: Tema Livre), percebi que estava ali pra ouvir EXATAMENTE aquelas palavras. E ele falou justamente das vezes que Deus nos convida e nós não vamos ao Seu encontro, seja por não entender esse chamado, seja por ter outras prioridades, enfim, por qualquer motivo. Concluí que o sonho foi o meio para que esse convite chegasse a mim.

E isso foi só a introdução! A palestra, além de engraçada (ele contava uns casos bem engraçados mesmo!), disse muito sobre mim, sobre toda essa fase, sobre minhas escolhas, sobre DESENVOLVER-SE!!!

Quando acabou, tive vontade de ir lá falar com ele.Não fui. Resolvi pegar a fila para os passes. Essa é outra parte que morro de medo!! Mas vou. E adoro.

As pessoas costumam dizer que saem dos Centros ou das Igrejas mais leves. Eu não. Eu saio muito introspectiva, pensando muito naquilo tudo que foi dito, tentando encaixar as tais lições na minha vida. Chega o coração fica apertado. Definitivamente, não saio mais leve. Pelo contrário, a minha cabeça sai pensando mil coisas ao mesmo tempo.



* Sábado, 27/10, eles vão passar o filme: O mistério da libélula e depois vão debater sobre a história. Acho que eu vou!!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Decifrando sonhos...




Sonhei tanto essa noite...vários sonhos,várias pessoas...muitos acontecimentos esquisitos,engraçados...pessoas que amo, pessoas que não falo mais, pessoas que amo e não falo mais...eram sonhos ricos em detalhes... enfim, tudo estava nos meus sonhos!!
Acordei querendo lembrar de tudo pra tentar decifrar pedacinho por pedacinho! Não queria ficar ansiosa com medo de esquecer alguma parte, mas com o 'não querendo ficar', acabava ficando!!rs
Acho que todo mundo já tentou interpretar um sonho alguma vez na vida. Eu, vááááárias. A gente fica querendo desvendar os mistérios, como se com esses mistérios explicados pudéssemos alcançar algum sentido pra nossa vida. É engraçado e fascinante.
Como não consegui desvendar nada, lembrei que acordei com uma sensação boa, de tranquilidade, sei lá...não acordei triste, nem de mau-humor, mas sim, com uma sensação de leveza. Deve ser bom isso, né?? Conclusão: o significado do sonho foi positivo. Se essa minha teoria estiver certa, essa foi a única coisa que consegui decifrar.


" Os sonhos são retratos instantâneos da vida psíquica do sonhador, cuja lente fotográfica é ele próprio e o material plástico é colhido do inconsciente. São espelhos sensíveis da situação psicológica do indivíduo. Eles são fonte de cura e de crise ao mesmo tempo. Curar-se para iniciar um novo ciclo de crescimento. Crise pela necessidade de mudança. Os sonhos são sempre mensagens simbólicas cujo conteúdo está a serviço de um propósito evolutivo. Em cada sonho está implícita uma idéia diretora e significativa para a vida do sonhador."
Adenáuer Novaes

sábado, 13 de outubro de 2007

Você já foi à Bahia?

Fazendo os três pedidos...concentradíssima!!






Esses dias tenho dado uma de guia turístico, por isso, não tenho tido tempo de vir aqui escrever algo (apesar de terem acontecido bastante coisas: quase 12 horas de viagem de carro, 4 mulheres juntas e apenas 1 homem...isso, com certeza rende muitas histórias!!!).
Ontem fui no Bonfim e, claro, aproveitei pra renovar uns pedidos antigos e fazer outros novos. Amarrei minha fitinha na grade da Igreja e tá lá...agora é só esperar!!! Senhor do Bonfim nunca falha!!
De lá, fomos na Ribeira, Solar do Unhão (a minha paixão, a vista mais linda de Salvador!!), Vitória, Porto da Barra e Farol da Barra. A cidade já está lotada de turistas. Incrível o tanto de sotaque diferente que a gente escuta na rua!!
No final do dia eu estava só a migalha...cansadérrima!!E a noite ainda nos aguardava. Levamos as meninas (Carol e Andréa. Lígia não nos acompanhou hj.) para ver o show dos meninos - Os Romeros. O Twist estava insuportável de tanta gente! Muito homem. E, na maioria, bonitos. É...bem... não estava tããão insuportável assim!!rs
Encontrei Flávia (ex - namorada do amigo do meu ex. Todo mundo entendeu,né??rs). Encontrar Flávia é sempre muito bom pq ela é uma menina bonita, animada e bem legal. O problema é esse nosso ponto em comum...conversamos um pouco, chorei um pouco e recebi muuuuitos conselhos!! Ela me lembrou de uma coisa: "'Não sei quenzinho' é uma cachaça!!É uma pessoa muito difícil de lidar!!". E ela tem razão.
Mas, porém, apesar, contudo, todavia, entretanto, a noite não terminou ali. Cantei tanto, e ri muito mais que isso!!!hahahahaha. Noite divertida essa nossa!
Cheguei em casa ESGOTADAAAAAA!!! Apaguei.




* De manhã o patrão de ' Não sei quenzinho' quis conversar comigo. Já sabia até de quem ele vinha falar...vira e mexe acabo tendo notícias dele no emprego por isso. Fiquei um pouco preocupada depois da conversa mas, lá no fundo o meu egoísmo vibrou timidamente. Confesso. Aqui eu posso!!É horrível, eu sei e me senti muito mal...eu sei que não aparenta, mas eu não sou perfeita!!rs

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Composição




Fui conhecer Maceió e dei uma passada no Shopping Iguatemi de lá. Parei numa livraria muito parecida com a Siciliano (mas que eu não lembro o nome) e em meio aqueles milhares de livros, puxei da prateleira um de Lya Luft e a primeira página que abri tinha esse poema de nome "Composição" :


Quando perdi quase tudo,


descobri que a dor não era maior que o sonho


Quando esqueci o caminho,


vi que o horizonte ficava do lado errado


Quando só meu rosto sobrava em cada espelho


(e nada do lado de cá)


juntei desalento e desejo


e me reinventei com carinho.




(agora pareço comigo antes de o amor ser cancelado)



Tomei um susto!!"Não é possível...alguém estava me mandando aquele recado", pensei. Cheguei a conclusão de que não fui eu que escolhi o livro...o poema que estava lá dentro...ele sim, me escolheu!!!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

A volta!!







Esse é o meu primeiro post, no meu primeiro blog. Ainda meio confusa com a linguagem e informações dessa minha nova empreitada, mas curiosíssima para descobrir como tudo funciona!!!O "A volta da mulher morena", nasceu de uma vontade súbita, quase que uma necessidade incontrolável de escrever um pouco sobre mim, sobre as pessoas que amo, sobre todas as coisas que eu sinto e penso. Com certeza, com o tempo ele vai mudar um pouco pra ir se adaptando ás minha mudanças pessoais, mas vai ser basicamente o meu diário, o meu confessionário, o meu cantinho de desabafo, a minha terapia. É isso. O "A volta da mulher morena", marca, principalmente, as minhas pazes com a vida e com a felicidade!!!



P.S.: O beijo é pra todo mundo!!rs!