domingo, 30 de dezembro de 2007

Eu sou Par... e vc??



Algum de vocês que passam por aqui, tem a superstição com os anos pares e ímpares?? Melhor dizendo, com NÚMEROS pares e ímpares?!? Pois eu tenho!!!

Pra começar, nasci num ano par, num mês par, num dia par, numa quarta-feira ás 14 horas.

Eu comemoro idade par em anos pares.

Meu número na lista de chamada da escola era sempre o 6, até mesmo quando esqueceram de colocar meu nome e tive que ficar lá no fim, o meu número foi o 42!!!

Meus maiores amores (até agora!) aconteceram nos anos pares: 88, 98, 2000 e 2006.

A Copa do Mundo é sempre ano par.

As eleições também.

Morreu Pinochet, ditador chileno, em 2006.

Grandes coisas aconteceram onde os números ímpares estavam envolvidos também...

Os términos dos meus relacionamentos.

O falecimento da minha vó Helena.

A maior tragédia aérea brasileira (acidente da TAM).

A maior tragédia do futebol brasileiro (arquibancada da Fonte Nova).

Jorge Amado morreu em 2001.

Dostoievski (grande causador de confusões) nasceu num dia ímpar, num mês ímpar, num ano ímpar!!Só podia...hahahahahahaha!!!

Eu repeti a 7ª série e o 1º ano colegial.

O maior atentado terrorista da História (11/09/01)

Carmem Miranda morreu em 1955.

Os EUA lançam a bomba atômica sobre Hiroxima e Nagasaki em 1945.

Não estou dizendo com isso tudo que nos anos pares só acontecem coisas boas e nos ímpares, só coisas ruins....mas, que a maioria dos acontecimentos legais aconteceram nos anos pares...ahhhhhh isso é verdade!!

Sei que é uma superstição e que, a gente começa a pensar bobagens quando resolve prestar atenção nessas “coincidências” (rs!), mas enquanto não desenvolvo o assunto com a minha terapeuta, vou me encucando e deixando outras pessoas encucadas com essa conversa de número par X número ímpar.

O que eu sei mesmo, é que estou com uma profunda esperança em mim no ano de 2008. Acho que muita coisa boa irá acontecer, vou começar com o pé direito, ao lado de pessoas que ADORO, num lugar que AMO, vestida com a minha cor preferida, enfim...o ano de 2007 foi sofrido, difícil, no que diz respeito a tudo. Tomei um porre de vida este ano e a ressaca foi das piores! Porém, amanhã (30/12), já parto para o destino do meu Reveillon, levando na mala as ferramentas para colher os frutos de todas as sementes de superação plantadas em 2007. O ano de 2008 pra mim, JÁ É isso: um ano de RESOLUÇÕES e PAIXÕES (opa!! Mas, como diz minha amiga Mariana: "O que eu queeeeeeeeeeeeero mesmo é AMOR!!!"hehehehhe).


VAZA 2007!!!



E que venha 2008!!!!!!!!!


quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

O poema do ano


"A benção,Vinícius de Moraes."


Dia desses, numa das minhas longas conversas com Vinícius, estávamos brincando de encaixar poemas dele para cada momento da minha vida e esse logo abaixo, coube para todo o ano de 2007:


Soneto a quatro-mãos

Tudo de amor que existe em mim foi dado
Tudo que fala em mim de amor foi dito
Do nada em mim o amor fez o infinito
Que por muito tornou-me escravizado.

Tão pródigo de amor fiquei coitado
Tão fácil para amar fiquei proscrito
Cada voto que fiz ergueu-se em grito
Contra o meu próprio dar demasiado.

Tenho dado de amor mais que coubesse
Nesse meu pobre coração humano
Desse eterno amor meu antes não desse.

Pois se por tanto dar me fiz engano
Melhor fora que desse e recebesse
Para viver da vida o amor sem dano.


Mas, valeu a pena...sempre vale! A melhor parte é rir do que já passou...

Terminamos a noite, os dois, cantando aos gritos: " ... eu saio da fossa xingando em Nagô... A tonga da mironga do kabuletêêêêêêê..." . : )

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Amigas. Para sempre??


Martina, Larissa, EU, Paula e Regina (2005)



Larissa chegou da Espanha no domingo, mas ontem é que teve um jantar na casa do pai dela. O Jantar das Calçolas, como disse Larissa, só as amigas.

Em alguns poucos momentos parei pra observar certas coisas, as pessoas, os jeitos, os novos hábitos, o vocabulário, as novas idéias...afinal, tem mais de 1 ano que não vejo Larissa, não vejo Paula, Alice, Milena, Martina também, praticamente...

Nossa!!! Como todas mudaram! Muito mesmo!

Interessante vê-las conversando...histórias que não vivi, nomes que nunca ouvi, risadas que não demos juntas. Algumas vezes, confesso, estava que nem um peixe fora d’àgua, como se aquelas pessoas apenas parecessem com as minhas velhas amigas.

O ritmo era diferente. Quando o assunto era antigo, dava até pra participar, mas se fosse alguma coisa mais recente, meio que aquele círculo fechava e eu ficava de fora.

Todas amadureceram em algum sentido e , simplesmente, mudaram em outro. Não sei dizer se pra melhor ou pior. Quem sou eu pra determinar isso??

O que eu sei é que todas gritavam, riam alto, falavam de baladas e paqueras e eu, ali do lado meio apática. Talvez pelo tempo que passei namorando sem participar de muita coisa, talvez por estar desempregada e não poder acompanhar esse ritmo frenético de festas e bares ou pela própria depressão. Talvez por tudo isso junto...ou apenas por já ter 29 anos!

Foi esquisito! Queria encaixar em pequenas brechas, mas eu não cabia. Saí com o coração apertado, pensando no futuro...no nosso futuro!

Porém, a noite valeu pela chegada de Lala, que eu amo tanto, pela volta à casa do pai dela, onde eu já vivi tantos momentos legais e pelo jantar que estava MARAVILHOSO!!!

“ Por fora estou mais apresentável, mas por dentro as mudanças ainda me desalinham”

Martha Medeiros




* Faltou vc, Mica...no jantar e na foto! Saudades...

domingo, 9 de dezembro de 2007

"Feliz agora e não depois..."

Dia de muito sol, mas ainda estou de 'resguardo' por causa da tatuagem. As meninas todas foram na praia. Posso ouvir daqui as gargalhadas com as histórias de ontem...rs!!! Tita e Fabi A.S. ficaram 'impossibilitadas' de nos acompanhar, mas com certeza, tem “causos” também!!

Oficialmente reapresentada à sociedade, posso dizer que não perdi o jeito!!rs Parece que o público também aprovou!!rs!! Foi como se estivesse de volta pra casa, vamos dizer assim...tudo bem que não pretendo ficar por muito tempo, quero me mudar novamente, mas da próxima vez, vou me levar comigo, não quero que o outro me reinvente! Quero me sentir em casa em qualquer lugar e com quem quer que tenha que ser! Diferente de mim ou igual a mim, não importa!!!O que vai valer são outras coisas...é a soma das nossas qualidades pra diminuir nossos defeitos. JUNTOS!!!

“Desde já só quero estar com quem me serve, que de resto, serei breve!!”

Djavan

Vou pedir licença pra agradecer, pois tenho recebido telefonemas de pessoas queridíssimas dizendo que estão adorando o blog! Fico extremamente sem graça, mas completamente feliz!!! Feliz porque o blog está superando o objetivo de ser o meu diário virtual, o meu cantinho...pra ser leitura de outras pessoas, algumas que nem conheço ainda, outras que conheço há tempos e que passaram a me conhecer melhor depois do blog. Quero dizer que não sinto a minha responsabilidade aumentar apesar disso tudo, pelo contrário, quero aprender a relaxar e deixar fluir cada vez mais as coisas que estão dentro da minha cabeça e do meu coração. Continuar o caminho de retomar a minha identidade, de retomar a minha auto-estima, de trazer de volta aquela felicidade infantil com as coisas simples e as piadas bobas. Quero reaprender tantas coisas, aprender e apreender tantas outras...

Saibam vocês, Tici (ex-cunhada e grande amiga!), Paulinho (um irmão na falta do meu...), Malu (minha ‘cunhada’), Tita (minha versão loira!rs. A prima mais que preferida!!), Lala (minha irmã caçula cada vez mais madura.Tenho orgulho de você!), Ueberte(que me faz rir todo o tempo), Mari (de importância ímpar nisso tudo!), Sanka (aquela que escrevia sobre mim sem saber...rs!!), Bia (sinto sempre o cheiro das pétalas perfumadas que você me deixa!), Sérgio (um grande presente do orkut pra mim!!), Christina (minha terapeuta. A luz no fim do meu túnel...), Carlisson (meu alergologista e grande incentivador da minha tatuagem e auto-estima), Nal (que veio lá da minha época de colégio pra mostrar preocupação)...que é de extrema importância pra mim todo esse carinho, toda essa força, presença e suporte nesse meu processo de redescobrimento pessoal. O destino faz seleções na nossa vida que nunca falham, por isso tenho certeza que vocês apareceram ou reapareceram pra ficar!!!

“Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta, que hoje eu me gosto muito mais, porque me entendo muito mais também...”

Gonzaguinha

Paulinho, Malu, Tita, Lala, Mari e EU, sorrindo pra tudo a partir de agora!!rs!! (não tenho foto com todo mundo...fico devendo!!)


sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Será?



Será?

Sara
Tudo quanto for,
Como for,
Sara

Sara bicheira no pé,
Chulé,
Bater de catolé,
E tudo que é,
E que tiver de ser, sarará.

Será?

Seja o que for,
Sara.

Seja como for,
Sara.

Dor,
olor,
fulgor,
torpor,
seja quem for, sara!

Catarata, pereba, cachumba, churumela,
Querela, pendenga, arenga, capenga...

Também sara.

E mal de amor, seu dotôr, será que sara?

- Mal de amor,
Ah, esse mesmo é que sara
Dê cá esse coração malamado,
que com todo cuidado,
Garanto que sara.



(Sanka)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Mais do mesmo (assunto)



Olha só...presta atenção...não fala nada...só me escuta. Não se envolva mais com as minhas coisas e nem se aproxime da minha gente. Chega mais pra lá.. Muita coisa mudou de agosto pra cá, mas nada que me faça querer qualquer tipo de relação com você. Qual é a sua?? Eu não quis descer pra pegar o dinheiro e você vem perguntar “Não quer me ver??”?!? Não! Por uns anos, não! Qual é a sua?? Saia com os SEUS amigos, se tiver algum. Vá pra festa de final de ano da escolinha da sua enteada. Você que adora crianças, você que é super paciente e que tem o sonho de ser pai de um time de futebol (pode ser feminino, se quiser pegar o embalo...). Mas, suma!!!! Fique lá no pedestal “cult” com os seus. Não desça aqui pro meu mundo...o mundo do “axé”, da pegação, da alienação, dos malhados e patricinhas, que nunca leram Dostoievski ou Nietzsche. Não foi sempre isso que você achou das pessoas que te apresentei e, talvez até de mim?? Nem responda! Não quero mais ouvir a sua opinião bitolada e restrita. Quantas vezes já discutimos sobre isso mesmo?!? Pois é...nada mudou. Você nem gosta disso: mudar...se gostasse já teria procurado outro papel que não esse que você procura representar a vida inteira. Nem todo mundo se compadece e chora os seus problemas, como eu fiz não. Nem sua família, como você sempre gostou de dizer. Adoecemos juntos. E isso quis dizer muito sobre a nossa relação. Aproveite mais sua terapia e escute mais o que está sendo dito a seu respeito pelos outros, ao invés, de ficar preocupado em contestar tudo, em justificar com algumas das suas rejeições e traumas do passado, em dar a última palavra. Você sempre disse com muita propriedade que “nunca erra”, mas experimente esse meu conselho que você vai ver que existem também outros pontos de vista pra uma mesma situação e que vale a pena ouvi-los e, mesmo que seja na meia-luz do seu quarto (pq você não gosta de apagar a luz do banheiro, né?), comece a repensá-los e admitir certas coisas. Se quiser começar tentando por esse meu texto aqui, confesso que vou ficar muito envaidecida.Juro!! Sempre quis dizer tudo isso sem que me interrompesse ou revertesse tudo contra você. E como você faz isso muito bem!! Teresa já lhe disse algo parecido,não foi?

Enfim, continuo apaixonada, preocupada com os problemas que me descreveu no email, mas essa função não é mais minha. E eu não tenho nada a ver se alguém não faz bem a parte que lhe cabe.Preciso ser egoísta nesse momento da minha vida. Por mais que a gente saiba que não possuo essa característica, preciso dela agora. Tá sendo difícil??Tá! Mas já superei tanto dessa relação...O próprio Dostoievski (aquele que você sempre achou que eu não soubesse quem era...) já dizia que sofrer e chorar, significam viver. E eu tô vivendo. Dessa vez, a minha vida.

Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele.

Dostoievski









P.S.: Desculpem os possíveis erros, mas foi um desabafo, sem direito a correções.Na lata.